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Desenvolvimento Neuro-Psicomotor – Recém Nascido

O crescimento pôndero-estatural origina trocas sucessivas nas estruturas e transformações estreitamente correlacionadas às suas funções, de tal forma  que à medida que vai havendo a multiplicação celular e aumento em volume, paralelamente vai ocorrendo a maturação, a diferenciação e aquisição de funções.

Desenvolvimento Neuro-Psico-Motor  (DNPM) é o conjunto de fenômenos que concorrem para que o indivíduo seja capaz de realizar funções cada vez mais complexas1.

Gesell1, um dos pioneiros no estudo do DNPM, verificou que este pode ser demonstrado pela forma como o indivíduo se comporta, sendo que denominou a “maneira de ser” da pessoa de comportamento ou conduta. Comportamento ou conduta são termos que se referem a todas as reações, sejam estas reflexas, voluntárias, espontâneas ou aprendidas. Assim como o corpo cresce, a conduta evolui, é um processo contínuo. Inicia-se na concepção e segue uma sucessão ordenada, etapa por etapa, representando cada uma delas um grau ou nível de amadurecimento. À medida que o sistema nervoso se modifica sob a ação do crescimento, a conduta se diferencia e muda.

O desenvolvimento do comportamento depende do amadurecimento do Sistema Nervoso, porém também é influenciado por uma troca recíproca de fatores intrínsecos e ambiente que afetam a criança. A constituição genética do indivíduo e suas experiências intra e extra-uterina iniciais afetam o seu crescimento físico, intelectual e emocional e isto, por sua vez, determinará sua reação favorável ou desfavorável às posteriores modificações do ambiente. Exemplo: uma desnutrição grave no primeiro ano de vida pode seguir-se de um atraso permanente do crescimento pôndero-estatural, bem como atraso do DNPM, capacidade intelectual rebaixada e por sua vez será responsável por problemas sociais.

Outro exemplo: otites freqüentes que podem levar à diminuição da acuidade auditiva que poderá ser responsável por dificuldade na linguagem que levará a alterações na esfera social.

CARACTERÍSTICAS

Existem leis de continuidade e amadurecimento que explicam semelhanças gerais e as tendências básicas do desenvolvimento infantil, porém, não há dois meninos que cresçam e se desenvolvam exatamente da mesma maneira.

Cada criança tem um ritmo e um estilo de crescimento tão característico de sua individualidade como sua fisionomia. A organização da conduta começa muito antes do nascimento e a direção geral vai da cabeça aos pés e dos seguimentos proximais aos distais, isto é, céfalo-caudal e próximo-distal. Inicia-se com os lábios e a língua, seguem os músculos oculares, depois a nuca, os ombros, braços, mãos, dedos, tronco pernas e pés. O desenvolvimento é regular, segue uma seqüência nas etapas: a criança balbucia antes de pronunciar palavras, diz palavras isoladas antes que faça frases simples, etc… Senta antes de ficar de pé, fica em pé antes de caminhar…

Existe uma correlação com o sistema orgânico. Do ponto de vista biológico, não se pode separar, com precisão, as manifestações orgânicas ou mentais do desenvolvimento, por conseguinte, o estado de desenvolvimento deve ser avaliado não só por sinais físicos, mas também através de sinais dinâmicos, pelo modo de reação e modo de conduta. A conduta é de fato a mais integrada e totalizadora expressão do desenvolvimento1.

Do ponto de vista de descrição sistemática, Gesell definiu, arbitrariamente, 4 campos ou área de conduta:

CONDUTA MOTORA – Considera-se tanto movimentos corporais amplos quanto os de coordenação final: reações posturais (sustentação da cabeça, sentar-se, deambular, a forma de se aproximar de um objeto,  de tocá-lo, manejá-lo, etc…).

CONDUTA ADAPTATIVA – Entende-se o tipo de comportamento que se evidencia quando a criança tem que resolver problemas, refere-se às mais delicadas adaptações sensórias motoras ante um objeto ou situações. Por exemplo, a coordenação de movimentos oculares e manuais para alcançar e manipular objetos, a habilidade para utilizar adequadamente a capacidade motora na solução de problemas práticos aos quais é submetida.

CONDUTA DA LINGUAGEM – Linguagem no seu sentido mais amplo, incluindo toda forma de comunicação visível e audível, como gestos, movimentos posturais, vocalizações, etc… Inclui também a imitação e a compreensão do que expressam outras pessoas.

CONDUTA PESSOAL SOCIAL – Compreende as reações pessoais da criança ante a cultura social do meio em que vive. Estas reações são tão múltiplas e variáveis, tão dependentes do ambiente que pareciam fora do diagnóstico evolutivo, mas aqui, como nos outros campos, observou-se que a evolução da conduta é determinada, fundamentalmente, por fatores intrínsecos do crescimento. Exemplo: o controle da micção e da defecação. São exigências do meio, porém sua aquisição depende primariamente do amadurecimento do neuro-motor.

RECÉM-NASCIDO

Na posição supina, o recém-nascido pode realizar consideráveis atividades rotatórias da cabeça, no entanto, a posição predominante da cabeça é voltada para o lado. Esta posição provoca o reflexo tônico-cervical (RTC), posição de esgrimista.

Tanto os membros superiores quanto os inferiores estão em flexão. As mãos mantêm-se, a maior parte do tempo, fechadas, só se abrindo quando a criança está dormindo ou quando é surpreendida por ruído forte, ou a mudança brusca de posição, ocasião que percebemos o reflexo de Moro.

A percepção e a fixação ocular são vagas e a persecução é fugaz. Parece perceber objetos volumosos, luminosos, móveis ou que tenha nítidos contornos e que estejam em sua linha de visão.

Os chamados reflexos orais compreendem os reflexos da busca, sucção e deglutição e têm como finalidade comum possibilitar o ato alimentar. Assim, a fome facilita a obtenção de respostas positivas. Estão presentes desde o nascimento mesmo nos prematuros.

Com o recém-nascido suspenso e ereto, podemos provocar o reflexo da marcha.

Na posição prona, a rotação cefálica é imediata, é o reflexo de fuga à asfixia.

A criança expressa suas emoções através de sutis variações do tono muscular. Passa a maior parte do tempo dormindo. Sono este que é interrompido por momentos de vigília e de choro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Gesell A. e Amatruda C. Diagnóstico del desarrollo. Editora Paidos. Buenos Aires. Segunda Edição.
Gesell e Amatruda Psicologia do Desenvolvimento do Lactente e Criança Pequena. Editora Atheneu, São Paulo, 2002.
Flehming I. Desenvolvimento Normal e seus Desvios no Lactente. Livraria Ateneu. São Paulo. 1987.

ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO NEURO-PSICO-MOTOR E ORIENTAÇÕES

IDADEDESENVOLVIMENTOSIMNÃOACIDENTESORIENTAÇÃO
RNReflexos Arcaicos: Tônico-cervical, Sucção, Busca, Apreen­são, Marcha, Moro (estímulo luminoso, auditivo e tátil).Temperatura do banhoTriagem Neonatal (Teste do pezinho). Vacina.Aceitação dos pais. Cuidados com o coto umbilical. Seio. Fezes. Urina. Sono. Fome. Regurgitação Constipação. Leite Materno, Relação mãe-pai-criança.Pais fumantes x ventilação. Vestuário adequado. Importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, importância do contato pessoal.
Fonte: DOCKHORN, M. SM. e SANTOS, E.

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