O crescimento pôndero-estatural origina trocas sucessivas nas estruturas e transformações estreitamente correlacionadas às suas funções, de tal forma que à medida que vai havendo a multiplicação celular e aumento em volume, paralelamente vai ocorrendo a maturação, a diferenciação e aquisição de funções.
Desenvolvimento Neuro-Psico-Motor (DNPM) é o conjunto de fenômenos que concorrem para que o indivíduo seja capaz de realizar funções cada vez mais complexas1.
Gesell1, um dos pioneiros no estudo do DNPM, verificou que este pode ser demonstrado pela forma como o indivíduo se comporta, sendo que denominou a “maneira de ser” da pessoa de comportamento ou conduta. Comportamento ou conduta são termos que se referem a todas as reações, sejam estas reflexas, voluntárias, espontâneas ou aprendidas. Assim como o corpo cresce, a conduta evolui, é um processo contínuo. Inicia-se na concepção e segue uma sucessão ordenada, etapa por etapa, representando cada uma delas um grau ou nível de amadurecimento. À medida que o sistema nervoso se modifica sob a ação do crescimento, a conduta se diferencia e muda.
O desenvolvimento do comportamento depende do amadurecimento do Sistema Nervoso, porém também é influenciado por uma troca recíproca de fatores intrínsecos e ambiente que afetam a criança. A constituição genética do indivíduo e suas experiências intra e extra-uterina iniciais afetam o seu crescimento físico, intelectual e emocional e isto, por sua vez, determinará sua reação favorável ou desfavorável às posteriores modificações do ambiente. Exemplo: uma desnutrição grave no primeiro ano de vida pode seguir-se de um atraso permanente do crescimento pôndero-estatural, bem como atraso do DNPM, capacidade intelectual rebaixada e por sua vez será responsável por problemas sociais.
Outro exemplo: otites freqüentes que podem levar à diminuição da acuidade auditiva que poderá ser responsável por dificuldade na linguagem que levará a alterações na esfera social.
CARACTERÍSTICAS
Existem leis de continuidade e amadurecimento que explicam semelhanças gerais e as tendências básicas do desenvolvimento infantil, porém, não há dois meninos que cresçam e se desenvolvam exatamente da mesma maneira.
Cada criança tem um ritmo e um estilo de crescimento tão característico de sua individualidade como sua fisionomia. A organização da conduta começa muito antes do nascimento e a direção geral vai da cabeça aos pés e dos seguimentos proximais aos distais, isto é, céfalo-caudal e próximo-distal. Inicia-se com os lábios e a língua, seguem os músculos oculares, depois a nuca, os ombros, braços, mãos, dedos, tronco pernas e pés. O desenvolvimento é regular, segue uma seqüência nas etapas: a criança balbucia antes de pronunciar palavras, diz palavras isoladas antes que faça frases simples, etc… Senta antes de ficar de pé, fica em pé antes de caminhar…
Existe uma correlação com o sistema orgânico. Do ponto de vista biológico, não se pode separar, com precisão, as manifestações orgânicas ou mentais do desenvolvimento, por conseguinte, o estado de desenvolvimento deve ser avaliado não só por sinais físicos, mas também através de sinais dinâmicos, pelo modo de reação e modo de conduta. A conduta é de fato a mais integrada e totalizadora expressão do desenvolvimento1.
Do ponto de vista de descrição sistemática, Gesell definiu, arbitrariamente, 4 campos ou área de conduta:
CONDUTA MOTORA – Considera-se tanto movimentos corporais amplos quanto os de coordenação final: reações posturais (sustentação da cabeça, sentar-se, deambular, a forma de se aproximar de um objeto, de tocá-lo, manejá-lo, etc…).
CONDUTA ADAPTATIVA – Entende-se o tipo de comportamento que se evidencia quando a criança tem que resolver problemas, refere-se às mais delicadas adaptações sensórias motoras ante um objeto ou situações. Por exemplo, a coordenação de movimentos oculares e manuais para alcançar e manipular objetos, a habilidade para utilizar adequadamente a capacidade motora na solução de problemas práticos aos quais é submetida.
CONDUTA DA LINGUAGEM – Linguagem no seu sentido mais amplo, incluindo toda forma de comunicação visível e audível, como gestos, movimentos posturais, vocalizações, etc… Inclui também a imitação e a compreensão do que expressam outras pessoas.
CONDUTA PESSOAL SOCIAL – Compreende as reações pessoais da criança ante a cultura social do meio em que vive. Estas reações são tão múltiplas e variáveis, tão dependentes do ambiente que pareciam fora do diagnóstico evolutivo, mas aqui, como nos outros campos, observou-se que a evolução da conduta é determinada, fundamentalmente, por fatores intrínsecos do crescimento. Exemplo: o controle da micção e da defecação. São exigências do meio, porém sua aquisição depende primariamente do amadurecimento do neuro-motor.
3 ANOS
Emprega orações, usa apalavra como instrumento de pensamento. Tendência a compreender seu ambiente. É capaz de atender a duas ordens emitidas sem gestos, envolvendo “sobre”, “embaixo de”, “atrás de”.
Consegue construir torres com 9 blocos.
Sabe seu primeiro nome.
É capaz de copiar um círculo.
4 ANOS
Formula perguntas. Percebe analogias.
Emprega adequadamente o verbo no tempo passado.
É capaz de copiar uma cruz.
5 ANOS
Bom controle motor. Salta e brinca.
Fala sem articulação infantil. Pode narrar um conto.
Prefere brincar com companheiros.
É capaz de executar 3 ordens, emitidas sequencialmente.
É capaz de copiar um quadro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Gesell A. e Amatruda C. Diagnóstico del desarrollo. Editora Paidos. Buenos Aires. Segunda Edição.
Gesell e Amatruda Psicologia do Desenvolvimento do Lactente e Criança Pequena. Editora Atheneu, São Paulo, 2002.
Flehming I. Desenvolvimento Normal e seus Desvios no Lactente. Livraria Ateneu. São Paulo. 1987.
ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO NEURO-PSICO-MOTOR E ORIENTAÇÕES
IDADE | DESENVOLVIMENTO | SIM | NÃO | ACIDENTES | ORIENTAÇÃO | |||
24 | É capaz de correr ? | Abre portas.Sobe em móveis Afogamento | Convívio com crianças da mesma idade. Visita ao dentista. | |||||
Consegue subir ou descer escada, segurando-se no corrimão? | ||||||||
É capaz de se expressar (ocasionalmente) com uma sentença de 2 palavras? | ||||||||
2 anos e meio | Consegue pular, erguendo os pés do chão ? | Idem anteriores | Idem anteriores | |||||
É capaz, quando solicitada, de apontar partes de seu corpo? | ||||||||
É capaz construir uma torre de seis blocos ? | ||||||||
3 anos | E capaz de atender a duas ordens emitidas sem gestos, envolvendo “sobre”, “embaixo de” ou “atrás de”? | Idem anteriores Quedas de janelas, varandas Ficar trancado Afogamento | Controle dos esfíncteres. Necessidade de atividade física.Televisão. Tablet. Celular. Educação sexual | |||||
É capaz de copiar um círculo? | ||||||||
Sabe seu primeiro nome? | ||||||||
É capaz de construir uma torre de nove blocos? | ||||||||
4 anos | Consegue manter-se sobre um só pé? | Idem anterior. Quedas de janelas, varandas Ficar trancado em carro ou em outro lugar. Afogamento | Masturbação, Brincadeiras socializadas. Grupo e amigos. | |||||
É capaz de copiar uma cruz? | ||||||||
Emprega, adequadamente, o verbo no tempo passado? | ||||||||
5 anos | É capaz de executar 3 ordens? | Idem anterior. Fogo, fósforos Quedas. Quedas de janelas, varandas Ficar trancado em carro. | Controle dos esfíncteres à noite. Pré-Escola. Amizades Pesadelos | |||||
É capaz de copiar um quadrado? | ||||||||
Consegue saltar? |
Fonte: DOCKHORN, M. SM. e SANTOS, E.
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